SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Experiências de adolescentes com câncer em processo de tratamentoO sentido do trabalho na vida de comerciários de um hipermercado de Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

GALINDO, Dolores Cristina Gomes et al. Poéticas grupais em psicologia: relatos de experiências. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2022, vol.15, n.1, pp. 1-19. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202215e17559.

Este artigo consiste num relato de experiências grupais efetuadas na articulação entre Psicologia e Arte, mais especificamente Artes Visuais, que vínhamos desenvolvendo ao longo dos últimos dez anos, no contexto formativo em Psicologia de uma disciplina de Teorias e Técnicas Grupais. Argumentamos que poéticas grupais podem atuar como estratégias de visibilidade daquilo que pulsa em linhas de força, rompendo com especialismos, teoricismos e profissionalismos instituídos. Para tal, tecemos considerações sobre os imperativos instrumentalistas nos trabalhos com grupos, em seguida, o que entendemos por poéticas grupais, passando dos conceitos ao relato de uma das experiências grupais que ocorrem na interface entre Psicologia e Arte.

Palavras-chave : grupos; Psicologia; Arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License