SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número20Criações artísticas e narrativas: experiências etnográficas no campo da atenção psicossocial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos Brasileiros de Saúde Mental

versión On-line ISSN 1984-2147

Resumen

RODRIGUES, Ariana Campana  y  YASUI, Silvio. Oficinas de geração de trabalho e renda na atenção psicossocial: reflexões sobre um equipamento e suas produções de cuidado. Cad. Bras. Saúde Ment. [online]. 2016, vol.8, n.20, pp. 1-23. ISSN 1984-2147.

O movimento da reforma psiquiátrica na atualidade está referendado por algumas insígnias, entre elas, o debate sobre modos de efetivar a inserção social do louco. No campo da saúde mental, há diversas experiências de oficinas de geração de trabalho e renda que visam criar ações viáveis nesse sentido. Neste artigo, por meio de inspirações cartográficas, problematizamos o tema pela via da produção de cuidado no Núcleo de Oficinas e Trabalho. Em nosso estudo, pela apresentação e discussão desse equipamento, verificamos que as essas oficinas se constituem na perspectiva ética da atenção psicossocial, por produzirem cuidado em liberdade e em rede, possibilitando que os oficineiros se tornem sujeitos mais autônomos e protagonistas de suas histórias e, com isso, contribuindo para ampliar a possibilidade de sua inserção social.

Palabras clave : Saúde mental; Reforma psiquiátrica; Oficinas; Economia solidária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License