SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número20Oficinas de geração de trabalho e renda na atenção psicossocial: reflexões sobre um equipamento e suas produções de cuidadoCidade múltipla, vidas singulares: análise de narrativas do cotidiano de usuários de serviços substitutivos a internação psiquiátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos Brasileiros de Saúde Mental

versão On-line ISSN 1984-2147

Resumo

SILVA, Thomas Josué. Criações artísticas e narrativas: experiências etnográficas no campo da atenção psicossocial. Cad. Bras. Saúde Ment. [online]. 2016, vol.8, n.20, pp. 24-44. ISSN 1984-2147.

Este artigo trata de uma experiência etnográfica no campo da atenção psicossocial no contexto da desinstitucionalização psiquiátrica no Sul do Brasil. A experiência etnográfica desenvolveu-se por meio de uma etnometodologia constituída por criações artísticas (pinturas e desenhos) de usuários de Saúde Mental que suscitaram a reflexão sob uma perspectiva socioantropológica, dimensões acerca da desinstitucionalização psiquiátrica, medicalização da experiência do sofrimento mental, formas de tratamento em Saúde Mental e biografias. São temas presentes no estudo das narrativas verbais e visuais dos informantes da pesquisa.

Palavras-chave : Etnografia e Saúde Mental; Etnografia e Arte; Criação artística e Saúde Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License