SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue20Artistic creations and narratives: ethnographic experiences in the field of psychosocial careMental health and art: workshop experience aesthetic report in a psychosocial care center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos Brasileiros de Saúde Mental

On-line version ISSN 1984-2147

Abstract

BRAGA, Lucas Henrique. Cidade múltipla, vidas singulares: análise de narrativas do cotidiano de usuários de serviços substitutivos a internação psiquiátrica. Cad. Bras. Saúde Ment. [online]. 2016, vol.8, n.20, pp. 45-68. ISSN 1984-2147.

A Reforma Psiquiátrica preconiza a construção de um trabalho que possibilite cada vez mais a circulação e a autonomia do sujeito usuário de serviços substitutivos à internação. O sujeito é considerado dentro de um contexto singular, que leva em conta os diferentes espaços de sociabilidade e a interação com o território. A partir dessas premissas e visando uma melhor compreensão da realidade dessa nova modalidade de trabalho, desenvolveu-se uma pesquisa empírica junto a usuários de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico que compõem a Rede de Atenção Psicossocial do município de Belo Horizonte. Participaram da pesquisa cinco sujeitos, entre moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos e usuários do Centro de Convivência de uma das regionais do município. Foram realizadas observações participantes do cotidiano desses sujeitos, buscando identificar como se estabelecem as suas relações com o território e com os serviços que os assistem. A partir dos dados obtidos, foi feita uma analise crítica dos pontos observados, buscando contribuir com as novas práticas em saúde mental preconizadas pela Reforma Psiquiátrica.

Keywords : Saúde Mental; Território; Subjetividade; Serviços substitutivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License