SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número20Os centros de convivência: dispositivos híbridos para a produção de redes que extrapolam as fronteiras sanitáriasProjetos culturais nos centros de atenção psicossocial: um desafio em direção à cidadania índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos Brasileiros de Saúde Mental

versão On-line ISSN 1984-2147

Resumo

MARQUES, Danilo Moreira et al. A dimensão do rádio no campo da saúde mental: a experiência da rádio ondas mentais online. Cad. Bras. Saúde Ment. [online]. 2016, vol.8, n.20, pp. 104-117. ISSN 1984-2147.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre o lugar (a dimensão) possível do rádio, concebido como modo de se comunicar, no contexto ético e político da Reforma Psiquiátrica brasileira, a partir de minha experiência em uma oficina de rádio de um Centro de Convivência. A partir do movimento da Reforma Psiquiátrica brasileira, pautado em um complexo processo de transformação social, que, por um lado, visa redirecionar o modelo assistencial ao sofrimento psíquico para os serviços territoriais, e por outro, combater a visão preconceituosa da sociedade com suas diferenças, observa-se que o tema do resgate dos direitos sociais historicamente negados às pessoas confinadas durante décadas dentro dos manicômios, sobretudo, o direito à liberdade e à comunicação, são os pilares deste movimento. Neste sentido, inventar novos dispositivos que possibilitem o acesso aos meios de comunicação contra hegemônicos, que possibilitem novos modos de se comunicar e se expressar, são assuntos de interesse das políticas públicas de saúde mental no Brasil.

Palavras-chave : Oficinas de Rádio; Centros de Convivência; Reabilitação Psicossocial; Cidadania; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License