SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número20A dimensão do rádio no campo da saúde mental: a experiência da rádio ondas mentais onlineSaúde mental e percursos na cidade: a arte enquanto recurso de desinstitucionalização e produção de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos Brasileiros de Saúde Mental

versão On-line ISSN 1984-2147

Resumo

SANTOS, Irma Maria de Moraes; BARROS, Sônia  e  SANTOS, Jussara Carvalho dos. Projetos culturais nos centros de atenção psicossocial: um desafio em direção à cidadania. Cad. Bras. Saúde Ment. [online]. 2016, vol.8, n.20, pp. 118-141. ISSN 1984-2147.

O artigo é sobre os projetos culturais em serviços de saúde mental e procura compreender e explicitar como a cultura, combinada com a prática da Reabilitação Psicossocial, pode constituir instrumento de cidadania para os doentes mentais. A metodologia utiliza pesquisa qualitativa exploratória de base, e como instrumento de coleta de dados entrevista semi-estruturada e análise de dados utilizando a análise temática, sob o teórico crítico. Os resultados mostram que o projeto analisado produz uma intencionalidade de inclusão social e fornece aos usuários reabilitação psicossocial de serviços de saúde mental, embora apresentando contradições quanto às diretrizes da Reforma Psiquiátrica e do Programa Cultura " Mais Cultura, Mais Saúde ". Observa-se que o projeto prevê um momento cultural distinto no cotidiano dos serviços e das pessoas envolvidas com ele, ampliando os locais dos usuários e do próprio serviço.

Palavras-chave : Cidadania; Cultura; Diversidade; Reabilitação psicossocial; Saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License