SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número20Narrativa e novas formas de cuidado em saúde mentalDo sonho à realidade: a arte de viver, conviver e (re)criar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos Brasileiros de Saúde Mental

versão On-line ISSN 1984-2147

Resumo

PESSOA, Karine Lima Verde et al. Fotografia de carnaval: experimentos com a plasticidade da vida e da arte. Cad. Bras. Saúde Ment. [online]. 2016, vol.8, n.20, pp. 181-194. ISSN 1984-2147.

A experiência artística e cultural tem sido frequentemente referenciada como um potente dispositivo de promoção da saúde e inclusão social. O presente relato versa sobre a participação de trabalhadores e usuários de um serviço de saúde mental em um bloco carnavalesco, bem como sobre o desdobramento dessa experiência e seu registro. Foram realizadas oficinas para elaboração e montagem de uma exposição fotográfica, em que foi produzida coletivamente uma narrativa visual acerca do vivido. Apresenta-se uma discussão sobre este dispositivo a partir de uma visão ampliada da clínica, o qual mostrou-se consoante com a luta viva da Reforma Psiquiátrica, apontando possibilidades para além do enquadre biomédico, na perspectiva da produção de vida.

Palavras-chave : Saúde mental; Socialização; Arte; Fotografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License