SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número20Arte e cultura para a promoção dos direitos humanos junto a usuários de saúde mental"Sabor, saúde e sustento": construção em rede de um empreendimento econômico solidário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos Brasileiros de Saúde Mental

versão On-line ISSN 1984-2147

Resumo

SILVA, Juliana Araújo  e  LIMA, Elizabeth M. Freire de Araújo. Marginalidade: habitando o "entre" na interface das artes e da saúde. Cad. Bras. Saúde Ment. [online]. 2016, vol.8, n.20, pp. 219-238. ISSN 1984-2147.

Este artigo é um extrato da pesquisa de mestrado "Poéticas e Marginalidade: experiência no Projeto Cidadãos Cantantes". A pesquisa foi uma cartografia da experiência neste projeto existente desde 1992, composto por uma oficina de Coral Cênico e uma oficina de Dança e Expressão Corporal, que habita a zona de fronteira entre as artes e a saúde, principalmente a saúde mental. Especificamente para a elaboração deste artigo focamos em questões relativas a sustentação desta experiência, na interface de campos, com a ajuda da ideia de marginalidade trabalhada por Hélio Oiticica. É realizado um breve panorama que contextualiza o surgimento deste Projeto, seus passos iniciais, bem como questões surgidas em mais de vinte anos de experiência. As questões conceituais para a constituição de um trabalho fronteiriço, bem como as relações institucionais com os espaços de cultura também são abordadas.

Palavras-chave : Atenção Psicossocial; Artes; Políticas Públicas; Saúde Coletiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License