SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número20Marginalidade: habitando o "entre" na interface das artes e da saúdeFantasiart: uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos Brasileiros de Saúde Mental

versão On-line ISSN 1984-2147

Resumo

ANTUNES, Denise Castanho. "Sabor, saúde e sustento": construção em rede de um empreendimento econômico solidário. Cad. Bras. Saúde Ment. [online]. 2016, vol.8, n.20, pp. 239-251. ISSN 1984-2147.

O presente artigo versa sobre a constituição do Empreendimento Econômico Solidário (EES) "Sabor, Saúde e Sustento", uma construção bem-sucedida em rede de ações articuladas entre os serviços da Rede de Atenção Psicossocial de Guarulhos (RAPS) e parcerias intersetoriais, para criação de nova frente de inclusão social pelo trabalho para pessoas em situação de sofrimento psíquicos e familiares do município de Guarulhos/SP. O projeto visou potencializar as experiências já existentes dos serviços componentes da RAPS Guarulhos/SP, de forma integrada e articulada com diferentes tecnologias. Desde sua idealização, optou-se por constituir um espaço de inter ajuda e troca de saberes na produção e comercialização dos produtos alimentícios com víeis do consumo consciente. A sua efetivação demonstra a possibilidade de se articular necessidades locais e inclusivas, com incentivos necessários da esfera federal, municipal inclusive de outras secretarias além da saúde, bem como, das parcerias do setor de responsabilidade social de empresas que apoiam a inclusão social pelo trabalho, para favorecimento da garantia do direito humano básico de forma solidária, coletiva, sustentável, criativa e através do respeito às diferenças.

Palavras-chave : Inclusão social pelo trabalho; Saúde mental; Culinária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License