SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Sobre o trabalho das mulheres: contribuições segundo uma analítica de gêneroComportamentos de cidadania dos professores universitários: um construto com promissora infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

PORTO, Juliana Barreiros  e  TAMAYO, Alvaro. Prioridades axiológicas e regiões brasileiras: preditores de civismo nas organizações. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2002, vol.2, n.1, pp. 31-61. ISSN 1984-6657.

Civismo nas Organizações é um comportamento organizacional que favorece a efetividade organizacional. Referindo-se a atos espontâneos dos trabalhadores no ambiente de trabalho, o Civismo nas Organizações é composto por cinco fatores: Sugestões criativas, autotreinamento, Cooperação com os colegas, Proteção ao sistema e Criação de clima favorável à organização no ambiente externo. A literatura aponta como seus principais antecedentes, satisfação com o trabalho e justiça organizacional. Constituiu-se como objetivo deste trabalho investigar o poder preditivo das prioridades axiológicas e das regiões brasileiras sobre os comportamentos de civismo nas organizações. Para tanto, foram administrados a Escala de Civismo nas Organizações e o Inventário de Valores de Schwartz, para uma amostra composta por 867 empregados de uma empresa pública. Os resultados indicaram que os valores individuais influenciaram os comportamentos de civismo e que, apesar dos comportamentos de civismo beneficiarem o sistema, suas motivações podem ser tanto sociocêntricas quanto individualistas. As regiões brasileiras influenciaram significativamente somente dois fatores de civismo: autotreinamento e criação de clima favorável à organização no ambiente externo.

Palavras-chave : cidadania organizacional; valores; regiões brasileiras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License