SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Value priorities and brazilian regions: predictors of organizational civismTrust: production modes and main predictors in research teams' partnerships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

REGO, Arménio. Comportamentos de cidadania dos professores universitários: um construto com promissora infância. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2002, vol.2, n.1, pp. 63-91. ISSN 1984-6657.

O artigo focaliza a sua atenção nos trabalhos que vêm sendo produzidos no domínio dos comportamentos de cidadania docente universitária (CIDOCE). Este construto foi proposto por Rego (2000a, 2000b, Rego & Sousa, 2000a, 2000b; Rego, 2001; Rego & Reis, no prelo), e tem revelado propriedades psicométricas muito satisfatórias. A importância das quatro categorias comportamentais que integram o construto (comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e cortesia) é aferível por duas constatações principais. Primeira: os CIDOCE têm revelado potencial explicativo para a motivação profissional, a autoconfiança e o desempenho acadêmico dos estudantes. Segundo: os estudantes, os professores e os diplomados (portugueses e brasileiros) denotam concepções muito convergentes acerca da importância desses comportamentos e do seu significado para a excelência do desempenho docente. Os vários trabalhos empíricos entretanto produzidos justificam que se proceda a uma análise globalizante dos pontos fortes e fracos do construto e do instrumento que o operacionaliza, e que se abram algumas avenidas de pesquisa passíveis de contribuírem para o seu desenvolvimento e para o reforço da sua aplicabilidade (nos domínios teórico, empírico e da prática pedagógica). É este o objectivo do presente artigo.

Keywords : comportamentos de cidadania docente universitária; qualidade no ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License