SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Confiança: modos de produção e principais determinantes no relacionamento entre equipes de pesquisa parceiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BORGES-ANDRADE, Jairo E; PEREIRA, Maria Helena G.; PUENTE-PALACIOS, Katia E  e  MORANDINI, Daniela Cecília. Impactos individual e organizacional de treinamento: uma análise com base num modelo de avaliação institucional e na teoria multinível. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2002, vol.2, n.1, pp. 117-146. ISSN 1984-6657.

O desafio deste estudo foi criar uma metodologia para verificar impactos de treinamentos nos comportamentos de indivíduos e de organizações, visando melhorar processos de planejamento, monitoramento e avaliação (PMeA) e compará-los com uma estratégia mais complexa, que incluía esses treinamentos e também outras atividades de desenvolvimento institucional. Utilizando um modelo de avaliação institucional, em que o componente "desempenho" seria uma função indireta dos componentes "ambiente", "capacidade" e "motivação", foram construídos e aplicados questionários em três amostras de respondentes: participantes e seus supervisores e colegas. Os impactos nos comportamentos dos indivíduos foram sistematicamente maiores que os organizacionais e ocorreram na seguinte ordem decrescente: motivação, capacidade, desempenho e ambiente. Treinamentos combinados com atividades de desenvolvimento institucional mostraram-se bastante mais efetivos do que treinamentos isolados. Os resultados encontrados são analisados à luz de modelos tradicionais de avaliação de treinamento, do modelo de avaliação institucional adotado e "da teoria multinível em organizações.

Palavras-chave : avaliação de treinamento; impacto de treinamento; desenvolvimento e avaliação institucionais; teoria multinível em organizações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License