SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Dialogando com os princípios de uma abordagem substantiva da organizaçãoCondições de trabalho, vida e saúde de trabalhadores de comércio em shopping center índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SARRIERA, Jorge Castellá  e  SILVA, Marli Appel da. O executivo pós-moderno: transformações no trabalho e subjetividade. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2003, vol.3, n.2, pp. 35-62. ISSN 1984-6657.

Esta pesquisa busca compreender as vivências e os sentidos conferidos pelos gerentes da empresa privada de grande porte frente ao trabalho na pós-modernidade. Utilizamos entrevista individual não-estruturada e o método de Spink e outros para a análise das informações. Entrevistamos cinco pessoas: uma do gênero feminino e quatro do masculino, com idades de 43, 49, 46, 36, 28; dos setores bancário, indústria de transformação, serviços, comércio e hospitalar. Três são empresas multinacionais e duas nacionais. Todas implantaram o trabalho por processos. O sentido conferido ao trabalho por estes gerentes mostra-se atravessado por questões de gênero e idade, construído a partir de ideologias do fundamentalismo de mercado, por contradições e alienação, levando a superficialidade na interpretação do trabalho e das esferas com este interseccionadas (família, lazer, etc.). As formas de enfrentamento do cotidiano do trabalho por parte desses gerentes revelam-se adaptativas.

Palavras-chave : executivo; pós-modernidade; trabalho; subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License