SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Working conditions, everyday life and health of shopping center's workersProfessional profile, education and labor market from the perspective of HR's professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

MORRONE, Carla Faria  and  MENDES, Ana Magnólia. A resignificação do sofrimento psíquico no trabalho informal. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2003, vol.3, n.2, pp. 91-118. ISSN 1984-6657.

Esse estudo investiga o prazer e o sofrimento de trabalhadores em atividades informais sob o prisma da psicodinâmica do trabalho. Tem por objetivo analisar as relações entre as vivências de prazer e de sofrimento, as características da organização do trabalho e a dinâmica do reconhecimento. Participaram da pesquisa 20 trabalhadores, donos de barraca em uma feira de importados do DF. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas, todas transcritas e submetidas à análise de conteúdo categorial. Os achados demonstram características de flexibilidade da organização do trabalho que favorecem o prazer, e precariedade das condições de trabalho como elemento provocador de sofrimento. Esse sofrimento é enfrentado por estratégias defensivas e re-significado pela dinâmica do reconhecimento, que implica a valorização da atividade informal como alternativa para sobrevivência e para fazer face ao desemprego. Conclui-se considerando que essa categoria profissional tenta encontrar caminhos para a manutenção da saúde ao utilizar mecanismos que favorecem o enfrentamento do sofrimento e a busca do prazer. Futuras pesquisas, com outras categorias de trabalhadores informais, devem ser realizadas para confirmar esses resultados.

Keywords : atividades informais; prazer-sofrimento; organização do trabalho; reconhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License