SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Condições de trabalho, vida e saúde de trabalhadores de comércio em shopping centerPerfil profissional, formação escolar e mercado de trabalho segundo a perspectiva de profissionais de Recursos Humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MORRONE, Carla Faria  e  MENDES, Ana Magnólia. A resignificação do sofrimento psíquico no trabalho informal. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2003, vol.3, n.2, pp. 91-118. ISSN 1984-6657.

Esse estudo investiga o prazer e o sofrimento de trabalhadores em atividades informais sob o prisma da psicodinâmica do trabalho. Tem por objetivo analisar as relações entre as vivências de prazer e de sofrimento, as características da organização do trabalho e a dinâmica do reconhecimento. Participaram da pesquisa 20 trabalhadores, donos de barraca em uma feira de importados do DF. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas, todas transcritas e submetidas à análise de conteúdo categorial. Os achados demonstram características de flexibilidade da organização do trabalho que favorecem o prazer, e precariedade das condições de trabalho como elemento provocador de sofrimento. Esse sofrimento é enfrentado por estratégias defensivas e re-significado pela dinâmica do reconhecimento, que implica a valorização da atividade informal como alternativa para sobrevivência e para fazer face ao desemprego. Conclui-se considerando que essa categoria profissional tenta encontrar caminhos para a manutenção da saúde ao utilizar mecanismos que favorecem o enfrentamento do sofrimento e a busca do prazer. Futuras pesquisas, com outras categorias de trabalhadores informais, devem ser realizadas para confirmar esses resultados.

Palavras-chave : atividades informais; prazer-sofrimento; organização do trabalho; reconhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License