SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Evaluating the effects of training in methodology upon the rural professional education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

DEMO, Gisela. Comprometimento no trabalho: uma síntese do estado da arte e uma revisão da produção nacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2003, vol.3, n.2, pp. 185-213. ISSN 1984-6657.

Este estudo pretende apresentar os resultados de uma revisão bibliográfica abrangendo o período entre 1996 e 2001 sobre o tema comprometimento no trabalho, com foco especial nos estudos empíricos engendrados em nível nacional e, ainda, sintetizando a pesquisa de ponta (state of the art)em nível internacional. Foram consideradas as publicações dos periódicos das áreas de psicologia organizacional e administração classificados com menção A pela CAPES entre 1996 e 2001, bem como os anais do ENANPAD no período de 1998 a 2001. Por fim, introduziu-se uma apreciação da produção científica nacional analisada suplementada com uma breve comparação com a última revisão nacional realizada sobre o tema, o que permitiu o delineamento de sugestões para pesquisas futuras. Os principais resultados apontaram o pujante crescimento dos estudos sobre comprometimento, destacando-se a premência de se realizar pesquisas que integrem as múltiplas bases e focos do construto e combinem diferentes perspectivas metodológicas para se entender o tema com maior propriedade.

Keywords : comprometimento; trabalho; revisão bibliográfica; perspectivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License