SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Empresa Júnior: integrando teorias e práticas em PsicologiaRepresentação Social de Mudança Organizacional: estudo de caso numa Empresa Petroquímica de Salvador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MELO, Eleuní Antonio de Andrade. Escala de avaliação do estilo gerencial (EAEG): desenvolvimento e validação. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2004, vol.4, n.2, pp. 31-62. ISSN 1984-6657.

O estudo teve corno objetivo construir e validar urna escala de avaliação dos estilos gerenciais adotados pelos gerentes na organização. Após a análise da evolução dos estudos sobre liderança, três estilos foram evidenciados. Trinta e três itens foram construídos para representar os três estilos, e 27 deles, que apresentaram consistência teórica, após a análise de juízes foram aplicados a urna amostra de 328 sujeitos, empregados de urna empresa pública com sede em Brasília -DF, com idade média de 42,39 anos, sendo 58,8% do sexo masculino e 40,9% do sexo feminino. A extração dos fatores, utilizando o método dos eixos principais (PAF), com rotação oblimim,indicou três agrupamentos teoricamente consistentes com as definições dos estilos gerenciais. O fator 1 - relacionamento (9 itens, a = .94), o fator 2 - tarefa (6 itens, a = .72) e o fator 3 - situacional (4 itens, a = .82)

Palavras-chave : estilo gerencial; liderança; escala; gerência; medida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License