SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Adaptation of a social climate scale in contexto f work teams author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

FISCHER, Héden Cardoso Rodrigues  and  LIMA, Suzana Maria Valle. Validação de instrumento para diagnóstico de condições facilitadoras de mudança organizacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp. 13-44. ISSN 1984-6657.

O tema mudança organizacional tem sido amplamente considerado na literatura, e preocupa diversas organizações na atualidade, contudo, pouco se tem estudado sobre os futores que influenciam sua implantação efetiva. Não há muitos instrumentos disponíveis paraa realização de diagnóstico, planejamento e avaliação de resultados da mudança. Este artigo apresenta a validação de I 1 3 instrumento de medida de condições fucilitadoras da mudança organizacional denominado Indicadores de Diagnóstico das Condições Facilitadoras da Mudança Organizacional (IDCFMO). A validação conta com respostas de aproximadamente 700 empregados de um banco estatal ao instrumento. A análise futorial indica que há quatro fatores com índice de confiabilidade adequada. Dessa forma, identificam-se três escalas que avaliam condições que fucilitam mudanças (práticas gerenciais, fluxo da informação e novas formas de realizar o trabalho) e uma escala que avalia as condições que as restringem (crenças sobre a mudança). O cálculo do alfa de Cronbach indica que há fatores com índice de confiabilidade moderada (resistência à mudança e suporte à mudança) e fraca (pressões do ambiente externo e respeito a normas, padrões e hierarquia) para os quais se recomenda dar continuidade aos estudos. Ao final, os pontos fortes e fracos do estudo são apresentados e debatidos

Keywords : mudança organizacional; condições para a mudança organizacional; instrumento de diagnóstico de mudança organizacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License