SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Implementação de estratégias cooperativas em redes de firmasSer ou parecer diferente: o papel da diversidade na satisfação de equipes de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

GUIMARAES, Vanessa da Fonseca  e  MARTINS, Maria do Carmo Fernandes. Bases de poder do supervisor, conflitos intragrupais e comprometimento organizacional e com a equipe. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 54-78. ISSN 1984-6657.

A interação do trabalhador com seu meio e com seus colegas de trabalho produz reflexos no seu comprometimento com a organização e com sua equipe de trabalho. Para investigar tais relações, este estudo teve como objetivo testar a capacidade de predição das bases de poder do supervisor e dos tipos de conflitos intragrupais percebidos na equipe de trabalho sobre o comprometimento organizacional e o comprometimento afetivo com a equipe de trabalho. Para medir as variáveis, foram aplicadas escalas válidas e fidedignas a 148 trabalhadores formais de Uberlândia e região. Resultados de análises de regressão múltipla revelaram que base de poder de recompensa e conflito de relacionamento explicaram 30% da variância de comprometimento afetivo com a equipe e que base de poder de perícia e conflito de relacionamento explicaram 24% do comprometimento organizacional afetivo do empregado. Resultados foram discutidos e comparados com achados da área. Sugestões para novas investigações foram propostas.

Palavras-chave : bases de poder do supervisor; conflitos intragrupais; comprometimento organizacional; comprometimento afetivo com equipe.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License