SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Ser ou parecer diferente: o papel da diversidade na satisfação de equipes de trabalhoGerenciamento de impressão nas entrevistas de seleção: proposição de uma agenda de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

COUTO-DE-SOUZA, Cristina Lyra  e  TOMEI, Patricia Amelia. Impactos de uma liderança transacional em um processo de mudança transformacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 98-120. ISSN 1984-6657.

No cenário atual de mudanças constantes, é fundamental que as empresas possuam líderes capazes de conduzir e manter mudanças organizacionais de maneira eficaz, e o estilo de liderança exercido é um fator extremamente relevante nesse processo. O artigo analisa uma mudança transformacional intencional - mudança que visa a alterar a organização como um todo - na qual o diretor demonstra aspectos de liderança transacional - aquela que enfatiza o trabalho padronizado e tarefas orientadas. Os estudos teóricos apontam que, para se alcançar esse tipo de mudança, o estilo adotado deveria ser o transformacional, em que os líderes ajudam a realinhar os valores e normas da organização. A avaliação do processo de mudança indicou que seus objetivos principais não foram atingidos no período estudado, e, portanto, a pesquisa buscou avaliar a parcela de responsabilidade do estilo de liderança nesse insucesso. A análise dos resultados demonstrou compatibilidade com os estudos teóricos, indicando que realmente a liderança transacional foi responsável por vários aspectos negativos identificados.

Palavras-chave : mudança organizacional; gestão da mudança; estilos de liderança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License