SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Impacts of a transactional leadership in a transformational change process"End up my days like a seller, no way!": a comparative study of the activity of sellers in shopping malls author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

ARAUJO, Maria Emília Barroso de Oliveira  and  PILATI, Ronaldo. Gerenciamento de impressão nas entrevistas de seleção: proposição de uma agenda de pesquisa. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 121-138. ISSN 1984-6657.

O presente estudo teórico tem como objetivo descrever a relação entre gerenciamento de impressão (GI) e a validade das entrevistas de seleção. A entrevista é uma das técnicas mais utilizadas em seleção de pessoal pelos psicólogos no Brasil, o que justifica a pertinência de analisá-la sistematicamente. A literatura especializada demonstra que quanto maior o efeito do GI na avaliação dos selecionadores, menor é a validade de critério da entrevista. O efeito do GI é analisado por meio da relação das táticas de autoapresentação utilizadas pelo candidato com o tipo de perguntas e o seu grau de estruturação. Esse efeito é influenciado também pelas variáveis socioculturais - como idade, status social, nível de educação - e por variáveis psicossociais, como o grau de automonitoramento e autoestima do indivíduo. Essa revisão permite propor temas de pesquisas para desenvolvimento de corpo teórico nacional mais robusto sobre a validade da entrevista em contexto de seleção de pessoal, no que diz respeito à utilização de táticas de GI.

Keywords : entrevista; seleção; gerenciamento de impressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License