SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Impactos de uma liderança transacional em um processo de mudança transformacional"Seguir carreira como vendedor, de jeito nenhum!": um estudo comparativo da atividade de vendedores em shoppings centers índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

ARAUJO, Maria Emília Barroso de Oliveira  y  PILATI, Ronaldo. Gerenciamento de impressão nas entrevistas de seleção: proposição de uma agenda de pesquisa. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 121-138. ISSN 1984-6657.

O presente estudo teórico tem como objetivo descrever a relação entre gerenciamento de impressão (GI) e a validade das entrevistas de seleção. A entrevista é uma das técnicas mais utilizadas em seleção de pessoal pelos psicólogos no Brasil, o que justifica a pertinência de analisá-la sistematicamente. A literatura especializada demonstra que quanto maior o efeito do GI na avaliação dos selecionadores, menor é a validade de critério da entrevista. O efeito do GI é analisado por meio da relação das táticas de autoapresentação utilizadas pelo candidato com o tipo de perguntas e o seu grau de estruturação. Esse efeito é influenciado também pelas variáveis socioculturais - como idade, status social, nível de educação - e por variáveis psicossociais, como o grau de automonitoramento e autoestima do indivíduo. Essa revisão permite propor temas de pesquisas para desenvolvimento de corpo teórico nacional mais robusto sobre a validade da entrevista em contexto de seleção de pessoal, no que diz respeito à utilização de táticas de GI.

Palabras clave : entrevista; seleção; gerenciamento de impressão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License