SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Contrato psicológico de trabalho e a produção acadêmica no BrasilO trabalho de músicos de uma banda de blues sob o olhar da psicodinâmica do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ALVIM, Silvana  e  LOIOLA, Elisabeth. Construção e validação de escala de impacto em profundidade: o caso do Empretec. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 37-51. ISSN 1984-6657.

O objetivo deste artigo foi desenvolver e validar instrumento de avaliação de impacto em profundidade de treinamento não-corporativo voltado para o desenvolvimento de competências empreendedoras. A escala, denominada Escala de Impacto em Profundidade do Empretec (EIPE), foi elaborada de forma customizada a partir de levantamento exploratório do material didático e posterior definição dos objetivos de desempenho em termos de CHAs (competências, habilidades e atitudes), cuja aquisição se esperava dos aprendizes do Empretec. O instrumento foi aplicado presencialmente a uma amostra de 752 participantes. As respostas foram submetidas a análises exploratórias dos componentes principais e análise fatorial. Os resultados apresentaram índices psicométricos satisfatórios com cargas fatoriais que oscilaram entre - 0,64 e 0,83. Foram encontrados dois tipos de estruturas igualmente confiáveis e válidas para esse instrumento: uma escala geral e uma tridimensional. A escala geral, originalmente com 24 itens, ficou com 22 itens e apresenta alto índice de confiabilidade (α = 0,93). Quanto aos fatores da estrutura tridimensional, foram denominados: Realização e Poder (14 itens, α = 0,91); Planejamento (5 itens, α = 0,85) e Pró-Atividade (3 itens, α = 0,80).

Palavras-chave : impacto em profundidade; construção de escala; validação de escala; treinamento não-corporativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License