SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Construção e validação de escala de impacto em profundidade: o caso do EmpretecRedes sociais e indicações para processos de recrutamento e seleção: uma análise pela perspectiva dos candidatos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ASSIS, Daniela Tavares Ferreira de  e  MACEDO, Kátia Barbosa. O trabalho de músicos de uma banda de blues sob o olhar da psicodinâmica do trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 52-64. ISSN 1984-6657.

O artigo apresenta dados de pesquisa que objetivou investigar a organização e condições de trabalho, as vivências de prazer e sofrimento, as estratégias de enfrentamento, a identidade profissional e os sentidos do trabalho dos componentes de uma banda de blues. Trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo e exploratório, cujos instrumentos de pesquisa foram entrevistas semiestruturadas, realizadas com todos os cinco componentes e observação de ensaios e shows da banda. O delineamento deste estudo privilegiou os preceitos "dejourianos" como perspectiva norteadora de prazer e sofrimento. Os dados coletados foram tratados por meio da análise discursiva. Os resultados indicam o sentido do trabalho de criação vinculado à arte e construindo a identidade. Na organização e nas condições de trabalho, a divisão e execução de tarefas são realizadas informalmente e em condições que afetam a saúde dos músicos. As relações de trabalho na banda indicam convivência harmoniosa, como estratégia de enfrentamento do sofrimento, da negação e racionalização.

Palavras-chave : psicodinâmica do trabalho; música; banda e organização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License