SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Redes sociais e indicações para processos de recrutamento e seleção: uma análise pela perspectiva dos candidatos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

PUENTE-PALACIOS, Katia Elizabeth  e  VIEIRA, Rafaella de Andrade. Desenvolvimento de uma medida de comprometimento com a equipe. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 81-92. ISSN 1984-6657.

O objetivo do presente trabalho foi adaptar e validar psicometricamente uma escala de mensuração do comprometimento afetivo com a equipe de trabalho, considerado um indicador de efetividade. Trata-se de construto de natureza afetiva, caracterizado pelo desejo de se manter como parte da equipe, compartilhar os valores dela e se preocupar com o seu futuro. Os dados foram coletados de uma amostra de 244 participantes. O instrumento aplicado consta de 9 itens, respondidos em escala tipo Likert de 7 pontos. As análises estatísticas iniciais sustentaram a fatorabilidade da matriz de dados. A solução mais satisfatória foi a unifatorial, que explica 61,3% da variância do fenômeno. A confiabilidade interna da escala (α = 0,92; r item-total = 0,72) mostrou-se satisfatória. Os resultados revelam que a medida de comprometimento afetivo constitui uma ferramenta útil para a mensuração da intensidade desse vínculo afetivo dos membros com as suas equipes de trabalho, contribuindo, portanto, para a compreensão da efetividade dessas unidades de desempenho.

Palavras-chave : comprometimento afetivo; equipes de trabalho; validação psicométrica; análise fatorial; confiabilidade interna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License