SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A ergonomia da atividade pode promover a qualidade de vida no trabalho?: Reflexões de natureza metodológicaAvaliação de programas de treinamento, desenvolvimento e educação no contexto organizacional: modelos e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BORGES, Livia de Oliveira  e  PEIXOTO, Tamara Palmieri. Ser operário da construção civil é viver a discriminação social. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2011, vol.11, n.1, pp. 21-36. ISSN 1984-6657.

A pesquisa objetivou estudar as discriminações e os preconceitos sociais que afetam simultaneamente a vida do operário e as práticas de gestão na construção de edificações em Belo Horizonte. Adota-se uma perspectiva de análise psicossociológica, estudando os fenômenos em seu contexto socioeconômico e político. Quanto ao método, aplicaram-se três estratégias: análise de conteúdo de 22 boletins do sindicato trabalhista, um survey com aplicação de questionários estruturados em uma amostra de 361 operários e entrevistas individuais e semiestruturadas de dois operários. Os resultados apontaram o predomínio de formas veladas do preconceito e as vivências dos operários enquanto minoria social, abrangendo o desenvolvimento de atitudes de resignação que cristalizam e naturalizam a discriminação social. O saber operário é ignorado, e é enfatizada a carência do conhecimento formal que o exogrupo domina. Aponta-se a necessidade da gestão organizacional no setor de edificações incorporar e aprender práticas sociais questionadoras, contribuindo para transformar a situação social.

Palavras-chave : operários; preconceito; condições do trabalho; perspectiva psicossociológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License