SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O exercício profissional do psicólogo do trabalho e das organizações: uma revisão da produção científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LEAL, Mara de Souza; AGUILLERA, Fernanda  e  MELO-SILVA, Lucy Leal. Revista psicologia: organizações e trabalho - uma década de sua produção científica em análise. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 6-20. ISSN 1984-6657.

Este estudo, do tipo estado da arte, objetivou analisar os artigos publicados na Revista Psicologia: Organizações e Trabalho - rPOT, em seus dez anos de existência. Avaliaram-se 20 fascículos, totalizando 137 artigos. As variáveis de análise foram: tipo de trabalho, número de autores, gênero dos autores, filiação institucional, estado de origem e temática. Os principais resultados mostraram predomínio de relatos de pesquisa e de trabalhos com autoria múltipla, sendo a maioria dos autores do gênero feminino. Grande parte das publicações está vinculada à Universidade de Brasília, destacando a região centro-oeste do Brasil, em especial o Distrito Federal, como grande núcleo de pesquisa da área. Entre as categorias temáticas, destacaram-se: "Relações de trabalho", "Estratégias, avaliação e procedimentos de intervenção em Psicologia Organizacional e do Trabalho" e "Saúde e satisfação no trabalho", demonstrando que as pesquisas avaliadas estão mais voltadas à prática e ao desenvolvimento de estratégias, que à construção de modelos teóricos, apesar do reduzido número de relatos de experiências. Verificou-se a necessidade de maior investimento em pesquisas na área em outras regiões do Brasil, abrangendo a diversidade cultural e econômica do país, bem como mais espaço a experiências e autoria de profissionais.

Palavras-chave : Psicologia Organizacional; Psicologia Aplicada ao Trabalho; revisão de literatura; produção científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License