SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Revista psicologia: organizações e trabalho - uma década de sua produção científica em análiseValidação fatorial da escala de resiliência de connor-davidson (CD-RISC-10) para brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

COELHO-LIMA, Fellipe; COSTA, Ana Ludmila Freire  e  YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. O exercício profissional do psicólogo do trabalho e das organizações: uma revisão da produção científica. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 21-35. ISSN 1984-6657.

O objetivo da pesquisa foi analisar características da profissão de psicólogo da área da Psicologia Organizacional e do Trabalho a partir da produção científica sobre o tema. Foram identificados 22 artigos a partir de bases de dados eletrônicas, selecionados por meio de juízes. Por meio de uma leitura minuciosa dos textos, agrupou-se o conteúdo dos materiais em três eixos. No Eixo 1, foram identificadas três posições a respeito do papel do psicólogo neste contexto; no segundo, evidenciou-se as principais críticas a essa subárea; e o último eixo apresenta as prescrições apontadas pelos autores para a psicologia do trabalho. Desse quadro geral, conclui-se que há dois movimentos centrais na área: um de permanência de certas problemáticas do campo ao longo dos anos, e outro da coexistência de duas perspectivas ideopolíticas. Os resultados indicam a necessidade de que o campo, mais do que se polarizar, deve buscar o diálogo entre as duas posições a fim de avançar em questões nodais.

Palavras-chave : atuação do psicólogo; psicólogo no contexto do trabalho; produção científica; método comparativo constante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License