SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O exercício profissional do psicólogo do trabalho e das organizações: uma revisão da produção científicaTecnoestresse: diferenças entre homens e mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LOPES, Vanessa Rodrigues  e  MARTINS, Maria do Carmo Fernandes. Validação fatorial da escala de resiliência de connor-davidson (CD-RISC-10) para brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 36-50. ISSN 1984-6657.

Resiliência é definida como a habilidade de um indivíduo para se recuperar das adversidades e se adaptar positivamente em situações de tensão e estresse. Estudiosos das relações entre indivíduo, organização e trabalho têm voltado a atenção para o fenômeno na tentativa de elucidar seus antecedentes e consequentes no contexto organizacional. Estudos sobre o assunto são incipientes e, dada a diversidade e os desacordos sobre o conceito, observa-se confusão e divergências na forma de avaliá-lo. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar as características psicométricas de uma versão brasileira da CD-RISC-10, medida bastante utilizada em estudos internacionais. Participaram 463 pessoas com idade média de 28 anos (DP = 9,7) e, em sua maioria, com ensino médio completo. A análise fatorial exploratória confirmou estrutura unifatorial com os dez itens da escala e alfa de Cronbach de 0,82. Isso indica que a CD-RISC-10 é medida promissora para avaliar níveis de resiliência e ferramenta disponível para incrementar a investigação desse fenômeno. Destaca-se, entretanto, a necessidade de outros estudos de validade, fidedignidade e normatização em amostras diversas.

Palavras-chave : resiliência; validação; escalas de medida; CD-RISC-10.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License