SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Tecnoestresse: diferenças entre homens e mulheresDo estresse e mal-estar gerencial ao surgimento da síndrome de estocolmo gerencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

VICENTE, Ana; REBELO, Teresa  e  INVERNO, Gustavo. Moderadores do impacto de percepções de responsabilidade social das empresas no comprometimento organizacional: um estudo no setor cerâmico português. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 65-83. ISSN 1984-6657.

Na presente investigação pretendeu-se esclarecer o papel de variáveis individuais (gênero e idade) e profissionais (antiguidade e função) dos colaboradores na relação entre as suas percepções de responsabilidade social das empresas (RSE) e os níveis de comprometimento organizacional, na sua dimensão pessoal (CP), exibidos pelos mesmos. Uma amostra de 289 colaboradores de 13 empresas portuguesas do setor cerâmico respondeu ao Questionário de Responsabilidade Social das Empresas (Inverno e Rebelo, 2008) e ao Questionário de Comprometimento Organizacional (ASH-II) (Quijano, Aparício, Bonavia, Masip, Navarro e Ruiz, 1999). Com vista a testar o efeito moderador das variáveis mencionadas, foram utilizadas regressões hierárquicas. Os resultados sugerem que o gênero e a função moderam o impacto de percepções de RSE, na sua dimensão externa, no comprometimento pessoal. Contrariamente ao esperado, nem a antiguidade, nem a idade dos colaboradores moderaram a relação entre as duas variáveis.

Palavras-chave : percepções de responsabilidade social das empresas; comprometimento organizacional; moderadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License