SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Fundamentos da gestão transculturalTrabalho e família: perspectivas teóricas e desafios atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CIAVATTA, Maria. O mundo do trabalho em imagens: memória, história e fotografia. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 33-45. ISSN 1984-6657.

O uso da fotografia na pesquisa em trabalho e educação contribui para o alargamento da visão sobre o que denominamos o mundo do trabalho, o que entendemos como o trabalho livre e a identidade de classe dos trabalhadores, a formação profissional, o ambiente, as condições de vida, as relações de trabalho, as lutas de emancipação. O texto tem os seguintes objetivos: (i) a discussão do mundo do trabalho como um conjunto de processos sociais; (ii) a apresentação das memórias legadas pelas fotografias das três primeiras décadas do século passado (1900-1930), por meio das fotografias existentes em arquivos públicos e privados das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo Campinas e Bologna (Itália). A reconstrução histórica da memória comparada nos acervos pesquisados contribui para a compreensão dos mundos do trabalho, constituídos por diferentes memórias e diferentes visões do trabalho e dos processos vivenciados pelos trabalhadores.

Palavras-chave : Mundo do trabalho; Memória; História; Fotografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )