SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1O mundo do trabalho em imagens: memória, história e fotografiaViolência no trabalho: perspectivas atuais e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BARHAM, Dra. Elizabeth Joan  e  VANALLI, Ana Carolina Gravena. Trabalho e família: perspectivas teóricas e desafios atuais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 47-59. ISSN 1984-6657.

No campo de pesquisa focado no desenvolvimento adulto, surgiu um interesse em estudar as diferentes trajetórias de pessoas que estão estabelecendo suas vidas profissionais e formando uma família própria, uma vez que grande parte dos casais mais novos enfrenta demandas que podem causar níveis consideráveis de estresse. Este artigo inicia com uma discussão sobre fatores socioculturais que ainda produzem diferenças entre homens e mulheres nessas duas esferas e evidenciam mudanças recentes nos seus envolvimentos no mercado de trabalho e na vida familiar, para embasar uma discussão de modelos teóricos sobre os impactos dessas demandas, quando somadas. Em seguida, apresenta-se um modelo novo de equilíbrio entre trabalho e família, baseado nos conceitos do processo de enfrentamento de estresse, para guiar novas pesquisas nessa área. Finaliza-se com a apresentação de algumas estratégias sendo usadas no ambiente de trabalho, focadas na organização e quantidade de tempo que o trabalhador passa em atividades profissionais, como forma de contribuir para a produção de pesquisas sobre as condições que permitem o bom aproveitamento desses arranjos, junto com outros esforços que talvez melhorem o equilíbrio entre trabalho e família.

Palavras-chave : Equilíbrio Trabalho-Família; Teorias; Gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )