SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Trabalho e família: perspectivas teóricas e desafios atuaisEmpreendedorismo e liderança: perspectivas e desafios atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LOPEZ, Aristeo Santos. Violência no trabalho: perspectivas atuais e desafios. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 61-72. ISSN 1984-6657.

O objetivo do artigo é refletir sobre o fenômeno da violência e como ela vem se incorporando no dia a dia da sociedade. O artigo está estruturado em três partes: a) a violência no cotidiano; b) a violência nas organizações; e c) a autoviolência. O objetivo é compartilhar vivências sobre um cenário latino-americano onde a vida é dominada, depois da família, pelo orgulho de se ter um trabalho. Por ser escasso, o trabalho se converte em um valor e também é um indicador de progresso futuro e estabilidade familiar, convertendo-se em um objeto de desejo. É no trabalho, no entanto, que se convive com o sadomasoquismo cotidiano, com as ataduras, sabotagens e tormentos, porque aí se encontram as bases das relações de poder e de hierarquia. Uma pessoa tem poder e autoridade sobre outra e pode abusar desse poder e autoridade em suas diversas formas ou ainda descarregar frustrações pessoais ou profissionais. Tudo isto circunscrito a um contexto histórico e cultural que impõe costumes e valores, e cria as bases de uma antropologia humana que naturaliza este modo de vida. A reflexão versa sobre o contexto mexicano fazendo uma autocrítica da cultura e da comunicação histórica vigente.

Palavras-chave : Violência; mobbing; poder; cultura; cotidiano.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )