SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Violence at work: perspectives and current challengesPsychology of work and organizations in the era of acceleration: today's macro- and nano-challenges in research and professional practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

TUPINAMBA, Antonio Caubi Ribeiro. Empreendedorismo e liderança: perspectivas e desafios atuais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 73-83. ISSN 1984-6657.

Trata-se de um passeio por diferentes perspectivas de estudos e pesquisas sobre liderança e empreendedorismo. O texto traça, sucintamente, os principais caminhos seguidos por pesquisadores de realidades culturais diversas com suas contribuições para compreensão do tema. Entre tais contribuições, encontram-se assuntos pouco explorados como as virtudes e a virtuosidade organizacional, antes ausentes na literatura sobre gestão e comportamento organizacional, também negligenciados na academia e nas empresas; o suporte para a discussão sobre a teoria do empreendedorismo, sua base empírica e suas implicações, assim como a influência da cultura na liderança efetiva nas organizações atuais e na base de projetos que se provam bem-sucedidos para a compreensão do comportamento intercultural de líderes e empreendedores. Liderança e empreendedorismo são abordados também no âmbito do debate conceitual e crítico, dentro da academia e das instituições, a partir dos impactos da globalização econômica, das relações internacionais e da transculturalidade. Esses assuntos também foram tratados no âmbito interno da organização, relacionando-os com fatores organizacionais que os influenciam, a exemplo do comprometimento dos colaboradores. Considera-se, ainda, a literatura que aborda liderança e empreendedorismo a partir do funcionamento de equipes de trabalho, que têm cada vez mais um papel fundamental no funcionamento das organizações, nas quais a liderança resulta em um fator crucial para sua efetivação. Conclui-se que todos os estudos que tratam de liderança e empreendedorismo considerados para o presente trabalho se preocupam com o esclarecimento e a delimitação dos conceitos no âmbito organizacional em perspectiva teórica e aplicada com relevo na sua perspectiva cultural.

Keywords : Liderança; Empreendedorismo; Organizações; Cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )