SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Psicologia organizacional e do trabalho na era da aceleração: macro e nanodesafios atuais na pesquisa e na prática profissionalGestão social do desenvolvimento de territórios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

FISCHER, Ronald. Pesquisa em justiça organizacional: perspectivas atuais e desafios. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 97-112. ISSN 1984-6657.

O artigo apresenta um panorama da pesquisa em justiça organizacional, especialmente no que tange às diferenças culturais. A migração global e a internacionalização dos negócios demanda melhor entendimento de como os indivíduos percebem, constroem e resolvem questões de justiça nas organizações. O texto apresenta quatro diferentes modos de sistematizar as percepções de justiça para a compreensão do processo no qual os indivíduos fazem avaliações relativas à justiça. Os quatro modos podem ser combinados em um enquadre geral que aponta onde as diferenças culturais provavelmente emergem. Focalizando a justiça distributiva como a área chave da pesquisa transcultural, sugere-se a reconceitualização da teoria da equidade que promote um avanço tanto teórico quanto prático. Também são vislumbradas aquelas areas onde pesquisa adicional é necessária.

Palavras-chave : Pesquisa Sobre Justiça Organizacional; Diferenças Culturais; Pesquisa Transcultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )