SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Avaliação da efetividade de um curso a distância, via intranet: o caso do Banco do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

FERREIRA, João Batista  e  MENDES, Ana Magnólia. A sabedoria prática: estudo com base na psicodinâmica do trabalho de criação literária. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 141-154. ISSN 1984-6657.

As relações entre arte e trabalho remontam aos primórdios da existência humana, sendo o fazer literário uma das mais antigas e conhecidas formas de arte. O fazer literário oferece um campo de estudos favorável à compreensão da potencialidade do trabalho de criação na constituição do sujeito. O objetivo deste estudo é discutir aspectos da sabedoria prática, a partir do trabalho de criação artística do fazer literário, como aspecto significativo do processo de subjetivação. A investigação é parte de uma pesquisa mais ampla, concluída com base no referencial teórico da psicodinâmica do trabalho. A abordagem é qualitativa e exploratória, com metodologia de pesquisa documental. Foram analisadas 33 entrevistas e depoimentos de escritores publicadas no Brasil nos últimos 25 anos, a partir da técnica da Análise dos Núcleos de Sentidos (ANS). A análise dos resultados destacou a forma e a temporalidade singulares da sabedoria prática, configurada como processo subjetivo de permanente invenção das situações de trabalho e do sujeito. Conclui-se que a análise dos trabalhos de criação, que resultam em forte implicação subjetiva, fornece operadores críticos significativos das estruturas sociais, institucionais e organizacionais que produzem o trabalho alienado e que podem subsidiar análises e intervenções nessas situações.

Palavras-chave : Trabalho; Psicodinâmica do Trabalho; Criação Literária; Sabedoria Prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )