SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A sabedoria prática: estudo com base na psicodinâmica do trabalho de criação literáriaEspaço coletivo de discussão: a clínica psicodinâmica do trabalho como ação de resistência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia  y  MOURAO, Luciana. Avaliação da efetividade de um curso a distância, via intranet: o caso do Banco do Brasil. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 155-170. ISSN 1984-6657.

A presente pesquisa objetiva testar um modelo de avaliação de um treinamento a distância, mediado por intranet,em ambiente corporativo, e foi realizada em duas etapas. A primeira visa construir e verificar evidências de validade do instrumento de Impacto do Treinamento no Trabalho em Profundidade. A Etapa 2 identifica variáveis preditoras de Impacto do Treinamento no Trabalho, em profundidade e amplitude. O curso avaliado foi o Crédito Pessoa Física, oferecido pelo Banco do Brasil para seus funcionários. Foram aplicados quatro questionários - Estratégias de Aprendizagem, Suporte à Aplicação do Treinamento, Impacto do Treinamento no Trabalho (profundidade e amplitude) - em 541 funcionários. Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais e de consistência interna, bem como de regressão múltipla padrão e stepwise. Os resultados indicaram que a escala contém 14 itens (α = 0,96, cargas fatoriais entre 0,55 e 0,91) e que o participante que percebeu maior suporte à aplicação do treinamento e utilizou com mais frequência as estratégias de aprendizagem foi também aquele que relatou maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho, em profundidade e amplitude. Contudo, o perfil dos respondentes precisa ser comparado com o perfil da população treinada, visando à avaliação dos limites e possibilidades de generalização dos achados.

Palabras clave : Avaliação de treinamento a distância; Estratégias de aprendizagem; Impacto do treinamento no trabalho; Suporte à aplicação do treinamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )