SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Avaliação da efetividade de um curso a distância, via intranet: o caso do Banco do BrasilModelos lógicos em avaliação de sistemas instrucionais: dois estudos de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

MARTINS, Soraya Rodrigues  y  MENDES, Ana Magnólia. Espaço coletivo de discussão: a clínica psicodinâmica do trabalho como ação de resistência. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 171-183. ISSN 1984-6657.

Com uso do método clínico, esse estudo apresenta e discute alguns aspectos teóricos metodológicos relacionados a práticas de pesquisa-intervenção grupal na clínica do trabalho, apoiado nos princípios da psicodinâmica do trabalho, da psicanálise e da técnica dos grupos operativos, junto ao SUS, com mulheres trabalhadoras de diferentes categorias profissionais que tinham em comum o adoecimento relacionado ao trabalho. Esta articulação viabiliza um tipo de intervenção que envolve a pesquisa, a investigação e a ação, associando modos particulares que fortaleçam a ação, por meio da prática de intervenção grupal. Ao construir coletivamente, mediante o espaço de escuta e de fala compartilhada, o reconhecimento, a cooperação, a ressignificação do sofrimento e a liberdade de agir. Permite a construção de um espaço público de discussão, responsável pelo processo de elaboração e per-elaboração das situações de trabalho vivenciadas, contribuindo, assim, para criar modos de resistência dos trabalhadores à dominação estabelecida nos processo de gestão da organização do trabalho, constituindo uma estratégia para manter e garantir a saúde mental no trabalho.

Palabras clave : Clínica Psicodinâmica do Trabalho; Processo Grupal; Mobilização Subjetiva; Coletivos de Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )