SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Espaço coletivo de discussão: a clínica psicodinâmica do trabalho como ação de resistênciaO trabalho do cuidado: uma análise psicodinâmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ABBAD, Gardênia da Silva; SOUZA, Daniela Borges Lima de; LAVAL, Alexandre da Silva  e  SOUZA, Stella Cristina Pereira. Modelos lógicos em avaliação de sistemas instrucionais: dois estudos de caso. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 185-201. ISSN 1984-6657.

O objetivo deste artigo é discutir os principais desafios e benefícios associados à adoção de modelos lógicos em avaliação de sistemas instrucionais. Análises da produção de conhecimentos nesta área mostraram lacunas na investigação de relacionamentos entre efeitos de programas no nível dos egressos e impactos indiretos desses programas instrucionais sobre a organização. Essas lacunas nas pesquisas estimularam a adoção de estratégias metodológicas que facilitassem a compreensão da realidade dos programas. Os modelos lógicos são ferramentas eficazes na avaliação de programas sociais e governamentais. Este artigo apresenta, a título de demonstração empírica, dois casos de aplicação bem-sucedida da abordagem de modelos lógicos em avaliação de sistemas instrucionais. O primeiro apresenta a avaliação de um treinamento corporativo e o segundo, a avaliação de um mestrado profissional. Nesses estudos foram realizadas diversas etapas de pesquisa qualitativa, a partir das quais foram confeccionados modelos lógicos e figuras, que resumem a teoria do programa, tal como concebida pelos stakeholders, participantes da pesquisa. As pesquisas são descritas brevemente, de modo a ilustrar a aplicação de modelos lógicos nos dois contextos estudados. Ao final, são discutidos benefícios e limitações dessa abordagem na avaliação de sistemas instrucionais.

Palavras-chave : Avaliação de Programas; Avaliação de Treinamento; Modelos Lógicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )