SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Modelos lógicos em avaliação de sistemas instrucionais: dois estudos de casoPrazer no trabalho: o lugar da autonomia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LIMA, Suzana Canez da Cruz. O trabalho do cuidado: uma análise psicodinâmica. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 203-215. ISSN 1984-6657.

O presente estudo analisa as formas de sofrimento e o uso de estratégias defensivas do/a cuidador/a social de abrigo de crianças e adolescentes. Tem como aporte teórico os princípios da Psicodinâmica do Trabalho e do pensamento e pesquisas desenvolvidas por Molinier (2008; 2009). Nesta investigação foi adotado o método proposto pela Psicodinâmica do Trabalho com a realização de discussões grupais com oito cuidadoras responsáveis pelo cuidado de crianças de zero a seis anos de idade do abrigo municipal de Macaé, localizado no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que o trabalho do/a cuidador/a é uma atividade complexa que se constrói na relação com o outro, o que exige forte mobilização subjetiva e contínua necessidade de inventividade. O sentimento de impotência - de dúvida nos modos de fazer -, o medo frente às condições de precariedade e falta de segurança no trabalho e, principalmente, a falta de reconhecimento são as formas de sofrimento evidenciadas entre as cuidadoras pesquisadas. Constatamos que as estratégias defensivas são uma forma coletiva de lidar com as deficiências da organização do trabalho e que tais recursos criam um distanciamento afetivo entre cuidador/a e usuário. Concluímos ainda que nossos achados de pesquisa demonstraram a construção de estratégias defensivas sexuadas já identificadas em outras categorias profissionais do cuidado.

Palavras-chave : Psicodinâmica do Trabalho; Trabalho do Cuidado; Sofrimento no Trabalho; Estratégias de Defesa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )