SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The work of caretaking: a psychodynamics analysisLoconeurotic syndrome revisited: the everyday life of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

MORAES, Rosângela Dutra de; VASCONCELOS, Ana Cláudia Leal  and  CUNHA, Stephane Caroline de Paula da. Prazer no trabalho: o lugar da autonomia. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 217-227. ISSN 1984-6657.

Pesquisas em psicodinâmica do trabalho indicam que o prazer pode integrar o sofrimento criativo, na medida em que é possível subverter o sofrimento a partir do uso da inteligência prática. Quando não é possível transformá-lo, busca-se dotá-lo de sentido. Partindo do referencial teórico da psicodinâmica do trabalho, este artigo apresenta um recorte do prazer no trabalho em duas pesquisas desenvolvidas em Manaus - Amazonas, em contextos laborais distintos: trabalhadores da indústria e vendedores ambulantes (camelôs). O objetivo do estudo é compreender os mobilizadores de prazer e o processo de transformação do sofrimento no trabalho, partindo da análise da organização do trabalho. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com foco na fala. Participaram trinta e quatro operários de sete indústrias e dez camelôs que trabalham em um centro comercial de Manaus . O instrumento de coleta de dados nas duas pesquisas foi uma entrevista individual semiestruturada. Os resultados indicam que a organização de trabalho nas indústrias é marcada por pressão, rigidez e reduzida autonomia. Como mobilizadores do prazer no trabalho, destacaram-se a cooperação entre os pares, o bom desempenho e a obtenção de novos conhecimentos. Os camelôs possuem ampla autonomia na organização de trabalho; esta apontada como o principal mobilizador de prazer, favorecendo as estratégias de enfrentamento do sofrimento relacionado às condições precárias de trabalho. Conclui-se que a liberdade na organização de trabalho é um importante elemento para a mobilização subjetiva. Em sua ausência, os operários das indústrias mobilizam-se em torno da cooperação e buscam transformar as situações que agravam o sofrimento.

Keywords : Psicodinâmica do Trabalho; Prazer no Trabalho; Autonomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )