SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Prazer no trabalho: o lugar da autonomiaSofrimento psíquico de trabalhadores de unidade de terapia intensiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

ALEVATO, Hilda. Síndrome loconeurótica revisitada: o cotidiano de docentes. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 229-243. ISSN 1984-6657.

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa Organização do trabalho e sofrimento, do Núcleo de Educação e Saúde no Trabalho, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é discutir características identificadas na descrição da Síndrome Loconeurótica (SLN) apresentada em 1999, confrontando-as com as manifestações de profissionais de três diferentes escolas de ensino fundamental do Rio de Janeiro, em 2010. A metodologia empregada para realizar o estudo teve base qualitativa e cartográfica, com o apoio de registros de observações estéticas e resultados da análise dos discursos de professores, por meio de gravações de grupos de discussão e de histórias de vida. Os resultados apontam para a presença das marcas da SLN típicas da exposição a ameaças psicossociais, especialmente diante de falhas no suporte social, no companheirismo e no domínio sobre o próprio fazer.

Palabras clave : Sindrome Loconeurótica; Ameaças Psicossociais; Trabalho Docente; Suporte Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )