SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Síndrome loconeurótica revisitada: o cotidiano de docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MONTEIRO, Janine Kieling. Sofrimento psíquico de trabalhadores de unidade de terapia intensiva. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 245-250. ISSN 1984-6657.

A organização do trabalho (OT) contém aspectos que podem ser determinantes no processo de saúde-doença dos trabalhadores. O sofrimento, que pode culminar com o adoecimento psíquico, surge quando não é possível a negociação entre o sujeito e a realidade imposta pela OT. Por meio de pesquisa qualitativa, este trabalho buscou identificar aspectos da Organização do Trabalho das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que podem ter contribuído para o sofrimento psíquico em trabalhadores da saúde. Para tanto, foram entrevistados oito profissionais da área de enfermagem atuantes em UTIs na região metropolitana de Porto Alegre (RS), que apresentavam adoecimento mental. Nos resultados, examinados por meio de análise de conteúdo, alguns pontos foram destacados: pouco reconhecimento no trabalho; intensificação do trabalho que gera sobrecarga, crise ética entre seus valores e questões profissionais; rigidez institucional; sofrimento pela morte de pacientes. Mais estudos são necessários para o entendimento da relação saúde/adoecimento mental e trabalho em contextos hospitalares, enfocando tanto os adoecidos quanto os que conseguem permanecer saudáveis, em um ambiente de tantos riscos à saúde. A escuta qualificada, como sugestão, pode auxiliar esses profissionais a amenizarem o sofrimento causado pelo trabalho.

Palavras-chave : Organização do Trabalho; Trabalhadores da Saúde; Unidades de Terapia Intensiva; Sofrimento Psíquico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )