SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A qualidade de vida no trabalho: relações com o comprometimento organizacional nas equipes multicontratuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CHAMBEL, Maria José. Práticas de recursos humanos e duplo comprometimento afetivo por parte dos trabalhadores terceirizados. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 267-282. ISSN 1984-6657.

Neste estudo, utilizamos a norma da reciprocidade para analisarmos o comprometimento afetivo dos trabalhadores terceirizados. Consideramos que quando a empresa cliente mostrava investimento no sentido de satisfazer as necessidades desses trabalhadores, estes retribuíam com atitude positiva em relação à organização. Por outro lado, pressupomos que a relação estabelecida com a empresa cliente se relacionava com o comprometimento afetivo com a agência que contratava esses trabalhadores. Com uma amostra de 264 trabalhadores terceirizados a trabalhar em três empresas industriais em Portugal, comprovamos a existência de uma relação positiva entre a experiência do sistema de Práticas de Recursos Humanos (PRH) e o comprometimento afetivo dos trabalhadores face à empresa cliente. Observamos ainda que o comprometimento afetivo com a agência que os contratava se relacionava positivamente com o comprometimento afetivo com a empresa cliente. Interessante observar o fato de que um dos "deveres" da agência é a escolha de um bom cliente, o que evidencia que a relação entre o sistema de PRH e o comprometimento com a agência ocorria pelo comprometimento com a empresa cliente.

Palavras-chave : Trabalhadores Terceirizados; Comprometimento afetivo; Práticas de Recursos Humanos; Dupla Relação de Emprego.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )