SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Ageism in organizations?: Perceived organizational support as a mediator of the relations between age and psychological contract breachPsychosocial processes, well-being, and stress in retirement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

MENEZES, Gustavo Silva  and  FRANCA, Lucia Helena. Preditores da decisão da aposentadoria por servidores públicos federais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 315-328. ISSN 1984-6657.

O vertiginoso aumento no número de idosos tornou a aposentadoria um dos maiores desafios da atualidade para diversos países, incluindo o Brasil. Contudo, ainda são raros os estudos sobre a transição trabalho-aposentadoria e o que influencia a decisão dos trabalhadores quer pela adoção do bridge employment (trabalho após aposentadoria); adiamento da aposentadoria ou a permanência na organização; ou pela aposentadoria definitiva. Esta pesquisa investigou sete variáveis na decisão da aposentadoria de 148 servidores públicos federais no Rio de Janeiro. Essas variáveis foram: i) expectativa de vida subjetiva; ii) idade; iii) saúde percebida; iv) percepção do trabalho - envolvimento e satisfação; v) flexibilidade de horário; vi) comprometimento com a carreira; e vii) controle do trabalho. Regressões logísticas múltiplas indicam que a) a idade, a percepção do trabalho, a flexibilidade de horário e o controle do trabalho predizem a decisão de postergar a aposentadoria; b) a percepção do trabalho e a flexibilidade de horário predizem o bridge employment; c) a saúde percebida é o único preditor para a aposentadoria definitiva. São oferecidas sugestões para políticas de recursos humanos quer seja para manter os trabalhadores mais velhos, por meio da atualização permanente, controle do trabalho e flexibilidade de horário, ou pela adoção de programas de preparação para a aposentadoria, apoiando aqueles que desejam se aposentar.

Keywords : Aposentadoria; Decisão; Retenção; Trabalho; Servidores Públicos Federais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )