SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Processos Psicossociais, bem-estar e estresse na aposentadoriaFormação, aprendizagens e empowerment: estratégias para derrocar o mito de sísifo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SILVA, Narbal  e  TOLFO, Suzana da Rosa. Trabalho significativo e felicidade humana: explorando aproximações. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 341-354. ISSN 1984-6657.

Os estudos sobre o trabalho são complexos e provenientes de diferentes áreas do conhecimento. Na psicologia, a preocupação com os significados que os trabalhadores atribuem ao trabalho que realizam se desenvolveu, de modo especial, com os estudos do Grupo MOW. Esse grupo internacional identificou que o significado do trabalho está associado à centralidade do trabalho, normas sociais sobre o trabalho e resultados valorizados do trabalho. Em relação a esses fatores, os participantes das pesquisas apresentavam concepções agrupadas como positivas, neutras (ou instrumentais) ou negativas. Estudos posteriores também identificaram que os significados do trabalho podem ser representados na forma de um contínuo, que vai do polo positivo ao negativo, e que, na atual sociedade predominam concepções positivas. Cabe, então, questionar neste artigo teórico, como abordagens atuais que tratam da felicidade no trabalho, a partir de perspectivas ancoradas na psicologia, podem ser relacionadas com percepções positivas do trabalho. As ações ou indicadores encontrados nas organizações voltadas à felicidade, bem estar e qualidade de vida no trabalho, que implicam a construção de relacionamentos solidários e que levam em conta princípios saudáveis de convívio entre seres humanos, constituem temas essenciais, que norteiam os argumentos construídos neste trabalho.

Palavras-chave : Felicidade; Significados do Trabalho; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )