SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Estudo de caracterização das práticas de gestão de recursos humanos em organizações policiais portuguesas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

BEDANI, Marcelo. Os desafios éticos na gestão de instituições financeiras de grande porte: a percepção de executivos do banco do Brasil. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 5-18. ISSN 1984-6657.

No mercado financeiro, ser visto como uma empresa ética é atributo fundamental para a consolidação de uma relação de confiança com os clientes. Nesse domínio específico da atividade humana, altamente globalizado e interdependente, as consequências negativas dos comportamentos antiéticos são potencializadas, prejudicando o relacionamento entre funcionários, clientes, stakeholders e até a economia mundial, como visto recentemente. Apesar da relevância desse setor econômico e do grande número de pessoas nele empregadas, raros são os levantamentos realizados sobre ética corporativa em bancos. Assim, buscando amenizar tal lacuna, este artigo teve por objetivo identificar os desafios éticos na gestão de instituições financeiras de grande porte. Para atingir esse propósito foi realizada uma pesquisa eminentemente qualitativa: para coleta de dados foram realizados seis grupos focais que contaram com a participação de 89 executivos do Banco do Brasil. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. Os resultados apontaram oito categorias temáticas de desafios éticos. Entre estas, aliar o discurso da ética às práticas organizacionais foi a categoria que apresentou a maior frequência de manifestações. Os resultados obtidos possibilitaram traçar um amplo panorama das dificuldades percebidas pelos gestores com relação à ética corporativa, destacando-se a natureza multifacetada dos desafios éticos encontrados no cotidiano das organizações.

Palabras clave : Ética Corporativa; Desafios Éticos; Instituições Financeiras.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )