SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Estudo de caracterização das práticas de gestão de recursos humanos em organizações policiais portuguesasBurnout e complexidade histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

PUENTE-PALACIOS, Katia Elizabeth; PACHECO, Érica Augusta  e  SEVERINO, Aline Fernandes. Clima organizacional e estresse em equipes de trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 37-48. ISSN 1984-6657.

A influência do clima da organização sobre comportamentos e desempenhos dos trabalhadores tem sido constante objeto de estudo de pesquisadores da área. Entretanto, o seu impacto sobre o estresse investigado enquanto manifestação coletiva de equipes não está claramente estabelecido. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo verificar o impacto do clima sobre o estresse relatado em equipes de trabalho. Os dados foram levantados de uma amostra composta por 2.071 unidades de desempenho, totalizando 48.538 pessoas. O clima foi mensurado por escala composta de quatro fatores que focaram em aspectos como promoção, recompensa e benefícios; relacionamento com os pares; características da tarefa; e relacionamento com a chefia. O estresse foi mensurado por escala unifatorial. O modelo preditivo explicou 21,1% do estresse relatado pelas equipes. A análise detalhada revelou que o fator denominado Promoção, recompensa e benefícios exerce um efeito mais intenso que os outros fatores da escala, de sorte que quanto melhor o clima percebido nesse aspecto, menor estresse é relatado pela equipe. Assim, os resultados encontrados contribuem para a compreensão dos efeitos diferenciados dos fatores do clima sobre estresse, permitindo desenhar intervenções focadas na especificidade de cada elemento preditor.

Palavras-chave : Clima Organizacional; Estresse no Trabalho; Equipes de Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )