SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Clima organizacional e estresse em equipes de trabalhoPreconceito, discriminação, luso-tropicalismo, lusofonia e justiça organizacional em Portugal, do ponto de vista de imigrantes brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CASTRO, Fernando Gastal de. Burnout e complexidade histórica. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 49-60. ISSN 1984-6657.

Tem-se como objetivo deste artigo refletir sobre burnout enquanto um fenômeno ligado ao fracasso do projeto de ser no âmbito de uma complexidade histórica. Busca-se esclarecer, primeiramente, como o esgotamento emocional no trabalho (burnout) caracteriza-se como parte integrante de um fenômeno mais amplo de crescimento do mal estar no âmbito das organizações em escala mundial. Em seguida, trata-se de compreender tal crescimento do mal estar no trabalho e do burnout em particular, a partir de um ponto de vista interdisciplinar, buscando cruzar os níveis psíquico-existencial, organizacional, socioeconômico e histórico. Por fim, conclui-se que, burnout e o crescimento do mal estar no trabalho, mostram-se ligados a uma lógica organizacional e socioeconômica resultantes de um processo histórico de transformação do modo de produção fordista-taylorista em direção ao modo de produção flexível. O fenômeno de burnout, portanto, implica a compreensão da complexidade histórica nos dias atuais, sendo capaz de revelar, desta feita, o sentido das transformações sociais e organizacionais em curso, bem como nos fazer interrogar sobre as formas de práxis que as engendram.

Palavras-chave : Burnout; Mal Estar no Trabalho; complexidade Histórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )