SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Burnout e complexidade históricaEntre os obstáculos se desenha o caminho?: A trajetória profissional da mulher diretiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SANTOS, Leonardo Blanco dos. Preconceito, discriminação, luso-tropicalismo, lusofonia e justiça organizacional em Portugal, do ponto de vista de imigrantes brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 61-74. ISSN 1984-6657.

Embora imigrantes relatam sofrer experiências de discriminação na Europa, em Portugal, as representações sociais de luso-tropicalismo e lusofonia poderiam contribuir para enfraquecer o preconceito e a discriminação contra imigrantes. O estudo investiga o que brasileiros que trabalham em Portugal falam sobre luso-tropicalismo, lusofonia e justiça organizacional. O estudo exploratório é baseado em 33 entrevistas semi-estruturadas, análise de conteúdo é realizada e as diferenças de respostas entre sexo, nível hierárquico e educacional são conferidas pelo teste de Mann-Whitney. Favoritismo do endogrupo e desvalorização do exogrupo são observados. A contribuição das representações sociais de luso-tropicalismo e lusofonia para enfraquecer o preconceito e a discriminação contra brasileiros em Portugal não é verificada na sociedade portuguesa em geral nem no mercado de trabalho, mas o mesmo não acontece nas organizações, onde os participantes relatam serem tratados relativamente com justiça.

Palavras-chave : Luso-Tropicalismo; Lusofonia; Relações Intergrupais; Justiça Organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )